13/11/2022

Festas de final de ano: prepare-se para vender muito!

A principal data comercial do ano está chegando e você precisa se preparar para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas e colher os frutos do trabalho de um ano inteiro.

Esse período promete movimentar bastante o varejo com expectativa de crescimento do varejo em 12% no segundo semestre de 2022, se compararmos com o primeiro semestre de acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV).

 

Como preparar seu estoque

Veja seu histórico de vendas deste período do ano anterior e projete o crescimento desejado como meta de vendas.

Programe suas compras e abasteça seu estoque para atingir estas metas.

Pense estrategicamente nas vendas casadas e ofereça produtos adicionais, opções de presentes e lembranças de última hora.

Leve em conta que este será o primeiro Natal e Reveillon depois da pandemia então as pessoas estão com um apetite especial em celebrar com tranquilidade ao lado das pessoas que ama.

Fique de olho nos lançamentos dos seus principais fornecedores e não perca as peças mais comerciais e as principais trends.

 

Oportunidades do último bimestre

Além da Copa do Mundo onde todo mundo vai ficar envolvido, teremos o Natal, Réveillon e férias escolares.

Então, a oportunidade é de suprir as necessidades das suas clientes como:

• Produções para reuniões sociais;

• Looks para festas de dia e de noite;

• Encontros em família;

• Cultos religiosos;

• Presentes;

• Looks para viagens;

• Lembranças de última hora etc.

 

Copa do Mundo

Para a copa, além das produções envolvendo as cores dos uniformes da seleção brasileira e as cores nacionais (verde, amarelo, azul e branco), a estação pede roupas confortáveis e leves:

• Saias leves e mini saias;

• Shorts;

• Tops, Croppeds e Regatas;

• Vestidos leves, curtos e confortáveis;

• T-shirts divertidas;

• Acessórios como viseiras, lenços, bonés, botons etc.

 

Torcedores multinacionais do futebol comemorando gol

Imagem de gpointstudio no Freepik

 

Natal e Reveillon

Os eventos de Natal como jantares ou almoços pedem tanto looks sofisticados como peças mais despojadas.

Muitas mulheres adoram apostar na tradição e preferem peças alinhadas ás cores tradicionalmente natalinas como vermelho, verde e branco.

Para eventos mais formais ou sofisticados, há aquelas que apostam no brilho procurando modelos confeccionados em lurex e paetês por exemplo e comprimentos midi ou longos..

Lembramos que a estação promete um clima quente então detalhes como fendas, comprimentos mais curtos, transparências, regatas e alcinhas são detalhes bem vindos nas peças.

 

Férias

Aproveite que as suas clientes que vão viajar precisarão repor itens de seu guarda-roupas como:

• Biquinis;

• Shorts;

• Blusinhas em malha;

• Chapéus;

• Bolsas grandes;

• Tênis;

• Sandálias;

• Óculos de sol etc.

Você pode aproveitar para incrementar seu sortimento e atender todas estas necessidades. Elas com certeza ficarão satisfeitas e fidelizadas.

 

Praia

Imagem de tawatchai07 no Freepik

 

Divulgue as novidades

Mostre os looks que cuidadosamente escolheu para atender às necessidades das suas clientes.

Faça uma divulgação diária em suas redes sociais usando ótimas imagens e vídeos interessantes.

Não deixe de usar ao máximo a comunicação pelo whatsapp.

 

Entre no clima de festas

Decore a vitrine com temas da Copa e depois com os temas Natalinos. Se possível enriqueça o interior da loja com o mesmo clima.

Faça o mesmo nos seus perfis das redes sociais utilizando artes e imagens que remetem aos eventos de final de ano.

Mulher em computador

Imagen de ASphotofamily no Freepik

Fidelização

Aproveite a oportunidade e o aumento do movimento para encantar e fidelizar mais clientes.

O que mais encanta as pessoas, além do bom atendimento, é um serviço de consultoria de moda e resolver necessidades dos clientes como orientações nas produções, peças mais adequadas para os diferentes tipos físicos, looks para viagens etc.

Clientes novos e fidelizados vão garantir suas vendas no decorrer do ano todo. Quanto mais, melhor.

 

Pós-venda

Após o período de festas e também de férias para muitas pessoas, convide as clientes para fazerem uma visita, aproveitarem promoções, resolverem as trocas e marcar os looks nas fotos e bater um papo animado onde você pode ter mais informações sobre as clientes e ter mais proximidade com elas o que ajudará em suas vendas futuras.

 

Conclusão

 

• Pequenos detalhes e atenções com as clientes podem fazer muita diferença.

• Traga a emoção da época e sentimentos de alegria ao atendimento.

• Tenha o controle de vendas e aproveite ao máximo as vendas casadas e adicionais como presentes de última hora.

• Tenha em mente quais são os fornecedores que podem te atender á pronta entrega e com agilidade caso precise reabastecer o estoque.

 

 

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