26/01/2021

Os 4 Ps do Marketing e Como Aplicar em Seu Negócio

Os 4 "Ps" do Marketing: use este conceito a seu favor e venda mais

 

Vender moda feminina é um prazer e uma alegria. Que mulher não se encanta com as novidades da estação. Mas sabemos que vender é uma arte as empreendedoras estão o tempo todo antenadas e buscando as melhores soluções como fornecedores de roupas em atacado, formas de receber os pagamentos das compras e fazer divulgação por exemplo.

Além de encontrar os melhores fornecedores de roupas para revender direto da fábrica, os varejistas de moda precisam desenvolver uma visão estratégica do seu negócio e do marketing para ajudar a alavancar suas vendas e divulgar melhor seus produtos e serviços.

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing é importante para todas as empresas, principalmente quando falamos em varejo! O marketing é um investimento feito pensando em resultados e além dele é necessário ter uma boa estratégia.

 

"O marketing autêntico não é a arte de vender o que você faz, mas saber o que fazer.

É a arte de identificar e compreender as necessidades dos consumidores e criar soluções que tragam satisfação aos consumidores, lucros aos produtores e benefícios aos acionistas." (Philip Kotler)

 

Dentro dos estudos e conceitos do Marketing, vamos falar do conceito estratégico dos 4 Ps.

Para alcançar melhor desempenho dentro do seu segmento de vendas e moda, saiba que os 4 Ps vão te ajudar a ter uma visão mais clara do cenário e do que fazer em termos de ações para atrair e encantar suas clientes.

 

Os 4 Ps são do Marketing que vamos analisar são: Preço, Praça, Produto e Promoção.

Conheça abaixo a estratégia e importância dos 4 P’s no mercado de varejo!

 

1 - Preço:

Muitos lojistas pensam que colocando seus preços mais baixos que seus concorrentes é fazer o certo, mas nem sempre!

Para entender se seus preços estão corretos, precisa ter algumas coisas em mente, como: custos envolvidos, preços dos concorrentes e quanto seu cliente está disposto a pagar.

È fundamental compor seus preços levando em conta todos os custos envolvidos do seu negócio como despesas com luz e energia, locomoção, funcionários, embalagens, ponto de venda, margem de lucro, fundo de caixa entre outros.

Atendendo isso, você entende melhor como deve ser feita sua precificação e controla melhor seu faturamento e o lucro do seu negócio. 

 

2 - Praça:

Entenda TUDO que envolve seu ponto de venda! Principalmente seu público alvo. 

Veja alguns pontos para analisar:

 

  • Quem são seus concorrentes mais próximos?
  • Como é o movimento de seu Ponto de Venda (PDV)?
  • Qual é o perfil dos clientes que você atinge na sua região?
  • Qual é o poder aquisitivo médio e o potencial de compra dos consumidores em sua praça?
  • O que faz girar o comércio e a economia na sua região?

Com esses dados em mente, você consegue saber em quais produtos é melhor investir, onde divulgar, o que divulgar e como se comunicar, como investir em seus estoques etc.

Com a internet, podemos considerar que as praças não tem mais somente limitação de espaço pois seus clientes em potencial também estão espalhados por todo o território nacional e, quem sabe, no mundo todo.

Aposte em suas redes, excedendo as barreiras físicas de onde e como seu público se comporta. Essa é a melhor forma de se ter uma boa praça. 

 

3 - Produto:

Saber avaliar seu produto é uma das prioridades.

Entenda os pontos positivos e negativos, se coloque no lugar do cliente e veja o que você não gosta no produto dos concorrentes e o que faria você escolher o seu produto no lugar de outro.

Faça uma análise dos tipos de peças que mais vende, o que os clientes procuram, os fornecedores de roupas femininas, masculinas e infantis que oferecem mais vantagens como preço, qualidade e disponibilidade de produtos.

Analise também seu sortimento e as categorias adicionais como acessórios para aumentar sua venda média.

 

4 - Promoção:

Essa é a verdadeira alma do varejo! É o momento em que as estratégias são feitas e promove-se as ofertas.

A  etapa de promoção engloba todas as ações que de alguma maneira irão divulgar sua loja ou serviço, e claro, gerar vendas. Veja algumas ideias:

 

  • Divulgue seus lançamentos.
  • Aproveite as datas comemorativas.
  • Acompanhe as sazonalidades como as estações do ano, períodos de férias, festas e aproveite as oportunidades, datas especiais em sua cidade etc.
  • Enfatize a qualidade de seus serviços.
  • Forme parcerias para divulgação de seu negócio, tanto parceiros locais como nas Redes Sociais.

Para que seja efetivo, estude seus concorrentes, compradores e avalie seus perfis, dessa forma, tudo dará certo! 

Promoção inclui visibilidade da vitrine, divulgação local, investimento de tempo e dinheiro em Mídias Sociais.

Tenha em mente que oferecer descontos nem sempre é a melhor estratégia pois além de acostumar seu consumidor, você pode desvalorizar seu produto, perder dinheiro e inclusive associar sua marca como loja de descontos.

 

Marketing, nosso aliado!

 

O marketing é uma área de conhecimento fascinante e focar em suas estratégias vai fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.

Caso tenha despertado uma curiosidade para saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do livro Princípios de Marketing por Philip Kotler e Gary Armstrong.

Se gostou deste artigo, confira também nosso post sobre Comprar no Atacado com Segurança.

 

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Por Nina Confecções

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