Os 4 Ps do Marketing e Como Aplicar em Seu Negócio
Os 4 "Ps" do Marketing: use este conceito a seu favor e venda mais
Vender moda feminina é um prazer e uma alegria. Que mulher não se encanta com as novidades da estação. Mas sabemos que vender é uma arte as empreendedoras estão o tempo todo antenadas e buscando as melhores soluções como fornecedores de roupas em atacado, formas de receber os pagamentos das compras e fazer divulgação por exemplo.
Além de encontrar os melhores fornecedores de roupas para revender direto da fábrica, os varejistas de moda precisam desenvolver uma visão estratégica do seu negócio e do marketing para ajudar a alavancar suas vendas e divulgar melhor seus produtos e serviços.
Ao contrário do que muitos pensam, o marketing é importante para todas as empresas, principalmente quando falamos em varejo! O marketing é um investimento feito pensando em resultados e além dele é necessário ter uma boa estratégia.
"O marketing autêntico não é a arte de vender o que você faz, mas saber o que fazer.
É a arte de identificar e compreender as necessidades dos consumidores e criar soluções que tragam satisfação aos consumidores, lucros aos produtores e benefícios aos acionistas." (Philip Kotler)
Dentro dos estudos e conceitos do Marketing, vamos falar do conceito estratégico dos 4 Ps.
Para alcançar melhor desempenho dentro do seu segmento de vendas e moda, saiba que os 4 Ps vão te ajudar a ter uma visão mais clara do cenário e do que fazer em termos de ações para atrair e encantar suas clientes.
Os 4 Ps são do Marketing que vamos analisar são: Preço, Praça, Produto e Promoção.
Conheça abaixo a estratégia e importância dos 4 P’s no mercado de varejo!
1 - Preço:
Muitos lojistas pensam que colocando seus preços mais baixos que seus concorrentes é fazer o certo, mas nem sempre!
Para entender se seus preços estão corretos, precisa ter algumas coisas em mente, como: custos envolvidos, preços dos concorrentes e quanto seu cliente está disposto a pagar.
È fundamental compor seus preços levando em conta todos os custos envolvidos do seu negócio como despesas com luz e energia, locomoção, funcionários, embalagens, ponto de venda, margem de lucro, fundo de caixa entre outros.
Atendendo isso, você entende melhor como deve ser feita sua precificação e controla melhor seu faturamento e o lucro do seu negócio.
2 - Praça:
Entenda TUDO que envolve seu ponto de venda! Principalmente seu público alvo.
Veja alguns pontos para analisar:
- Quem são seus concorrentes mais próximos?
- Como é o movimento de seu Ponto de Venda (PDV)?
- Qual é o perfil dos clientes que você atinge na sua região?
- Qual é o poder aquisitivo médio e o potencial de compra dos consumidores em sua praça?
- O que faz girar o comércio e a economia na sua região?
Com esses dados em mente, você consegue saber em quais produtos é melhor investir, onde divulgar, o que divulgar e como se comunicar, como investir em seus estoques etc.
Com a internet, podemos considerar que as praças não tem mais somente limitação de espaço pois seus clientes em potencial também estão espalhados por todo o território nacional e, quem sabe, no mundo todo.
Aposte em suas redes, excedendo as barreiras físicas de onde e como seu público se comporta. Essa é a melhor forma de se ter uma boa praça.
3 - Produto:
Saber avaliar seu produto é uma das prioridades.
Entenda os pontos positivos e negativos, se coloque no lugar do cliente e veja o que você não gosta no produto dos concorrentes e o que faria você escolher o seu produto no lugar de outro.
Faça uma análise dos tipos de peças que mais vende, o que os clientes procuram, os fornecedores de roupas femininas, masculinas e infantis que oferecem mais vantagens como preço, qualidade e disponibilidade de produtos.
Analise também seu sortimento e as categorias adicionais como acessórios para aumentar sua venda média.
4 - Promoção:
Essa é a verdadeira alma do varejo! É o momento em que as estratégias são feitas e promove-se as ofertas.
A etapa de promoção engloba todas as ações que de alguma maneira irão divulgar sua loja ou serviço, e claro, gerar vendas. Veja algumas ideias:
- Divulgue seus lançamentos.
- Aproveite as datas comemorativas.
- Acompanhe as sazonalidades como as estações do ano, períodos de férias, festas e aproveite as oportunidades, datas especiais em sua cidade etc.
- Enfatize a qualidade de seus serviços.
- Forme parcerias para divulgação de seu negócio, tanto parceiros locais como nas Redes Sociais.
Para que seja efetivo, estude seus concorrentes, compradores e avalie seus perfis, dessa forma, tudo dará certo!
Promoção inclui visibilidade da vitrine, divulgação local, investimento de tempo e dinheiro em Mídias Sociais.
Tenha em mente que oferecer descontos nem sempre é a melhor estratégia pois além de acostumar seu consumidor, você pode desvalorizar seu produto, perder dinheiro e inclusive associar sua marca como loja de descontos.
Marketing, nosso aliado!
O marketing é uma área de conhecimento fascinante e focar em suas estratégias vai fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.
Caso tenha despertado uma curiosidade para saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do livro Princípios de Marketing por Philip Kotler e Gary Armstrong.
Se gostou deste artigo, confira também nosso post sobre Comprar no Atacado com Segurança.
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Por Nina Confecções
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